Posições e Escolhas

Agora vamos ver como se usa o comando at que serve para determinar em que posição uma imagem(personagem) irá aparecer.


    show maria feliz at left with dissolve = Personagem irá aparecer à esquerda com transição dissolve.

    show mark triste at right = Personagem irá aparecer à direita sem transição.
Outras posições: at center , at truecenter




Dando escolhas aos personagems:

1°: Primeiramente, usamos o comando menu: sem nenhum espaço antes.
2°: Em seguida, você coloca as opções que seu personagem terá, com os quatro espaços antes, entre parênteses e com dois pontos no final.
3°: Então você irá colocar um nome pra qual label seu personagem irá caso escolha essa opção, use o comando jump(contém 8 espaços antes): (NÃO PODE TER ESPAÇO NO NOME DAS LABELS, ENTÃO SERIA ficaremcasa ao invés de ficar em casa!)
        jump sair
           ou
        jump ficaremcasa
sair = substitua pelo nome que você desejar. Igualmente com o ficar em casa.
Exemplo:


Agora é só salvar, ir no Launcher e testar, se aparecer alguma mensagem de erro, alguma coisa obviamente está errada. :P



Use os comentários para dúvidas.

36 comentários:

  1. http://prntscr.com/77zfuh aparece isso mesmo eu tendo feito (quase) tudo igual a ti... Why?

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    1. não pode ter espaços, mude o "ficar em casa" para "ficaremcasa" e sem espaço antes dos : também.
      Mais dúvidas, visite o fórum:
      http://renpybrasil.forumeiro.com/

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    2. Olá, estou com problemas. Mesmo colocando o comando at left a imagem continua aparecendo no meio da tela. O que eu faço?

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  2. Olá, estou com problemas. Mesmo colocando o comando at left a imagem continua aparecendo no meio da tela. O que eu faço?

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    1. Também estou com o mesmo problema

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    2. Isso é porque imagem que quer mostrar não pode ser da mesma largura que a de fundo. Vá no fim do seu options.rpy e coloque:
      transform esquerda:
      ....xanchor 0 xpos -0.3
      (troque o .... por espaços)
      e depois no script use at esquerda para mostrar.

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  3. Oi sou eu denovo :v
    É que eu botei duas escolhas também, mas, sempre que aperto na primeira, fala a outra depois que termina. Que raios faço para só falar a primeira escolha quando aperto na PRIMEIRA e não na segunda?

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    1. Oi vim avisar que já consegui fazer que fique menos complicada a história desse jeito!

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  4. Quando a primeira escolha é selecionada, ao fim da exibição aparece todo o diálogo da segunda escolha também. Como fazer para que apenas o diálogo da opção escolhida seja mostrado?

    Parabéns pelo excelente trabalho!

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    1. Isso porque se uma label não terminar com jump xx ou return, ela vai continuar pra próxima. Depois que terminar os diálogos da primeira e da segunda, faça ambas pularem pra outra label, até a mesma, e continue a história. Caso queira fazer diferente, use as condições e variáveis.

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Eu tinha bastante experiência com o Ren'Py mais faz tanto tempo que não uso o programa que esqueci alguns comandos, mais graças a esse tutorial eu consegui lembrar algumas coisas kkk obrigada. :)

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  7. Olá,
    É possível definir um terceiro personagem ao centro, ou mesmo dois de cada lado da tela?

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    1. at center ficará no centro. Agora dois de cada lado teria que criar quatro variáveis de posição especificando onde ficaria cada um.

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  8. Estou tentando usar o menu, mas dá esse erro:

    [code]
    I'm sorry, but errors were detected in your script. Please correct the
    errors listed below, and try again.


    File "game/script.rpy", line 22: Line is indented, but the preceding say menuitem statement does not expect a block. Please check this line's indentation.
    jump correr
    ^

    Ren'Py Version: Ren'Py 6.99.11.1749
    [/code]

    Eu já tentei modificar de vários jeitos, mas ainda não consegui, pode me ajudar?

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    1. O erro é na quantidade de espaços, verifique corretamente: Antes do jump são 8, e acima dele 4, na opção.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Return serve pra isso mesmo... Depois das escolhas tem que colocar jump pra próxima label.

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  10. Hey, fica dando esses erros:
    File "game/script.rpy", line 29: expected statement.
    c: "Acabei de chegar na cidade. Sou uma mensageira, trago uma importante mensagem para o rei. Tenho de ser cuidadosa, pois nunca se
    sabe...."
    ^


    File "game/script.rpy", line 34: expected 'simple_expression' not found.
    show ladra with


    File "game/script.rpy", line 45: expected menuitem
    jump ajudar
    ^
    O que fazer?

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    1. Tire o : depois do c
      arrume show ladra with dissolve
      verifique os espaços em branco antes de jump ajudar

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  11. Olá, gostaria de saber como faço para colocar escolhas dentro das escolhas. (Para selecionar uma alternativa e logo em seguida, aparecer outras escolhas.)

    Agradeço desde já, e parabéns pelo blog!!!

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    1. Use label sem nenhum espaço antes, então o menu: com quatro espaços extras e as opções, como explicado aqui, só que com os espaços extras também. Depois das escolhas, apenas coloque outro menu: da mesma forma, com quatro espaços, sem ir para outra label.

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  12. Oi sou eu denovo :v
    É que eu botei duas escolhas também, mas, sempre que aperto na primeira, fala a outra depois que termina. Que raios faço para só falar a primeira escolha quando aperto na PRIMEIRA e não na segunda? TBM ESTOU NA MESMA, HELP

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    1. Adicione um comando return no final, ou pule pra outra label.

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  13. eu sou nova com isso e realmente não entendi o que eu fiz de errado ;u; você pode me ajudar por favor? http://prnt.sc/duswhj

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    1. Primeiro, pra tocar o sound, precisa que o nome entre parenteses seja o mesmo do arquivo de som na pasta. Tem que adicionar o formato também.

      Segundo, depois do jump, você coloca o nome da label para a qual vai pular, sem espaços e escolhe um nome menor.

      Terceiro, adicione dois pontos depois dos parenteses das opções.

      Quarto, na parte da label para a qual vai pular, precisa ter o mesmo nome do que tu colocou na opção, sem espaços, sem pontos de exclamação, sem ponto nenhum além do dois pontos no final.

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    2. E não precisa definir o narrador, só escrever as falas entre parenteses sem nada antes.

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Como faz pra dps que fizer a escolha e passar as opções, ela voltar para o menu de escolhas novamente?

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  17. não consegui :v aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

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