Personalização

Colocarei aqui diversos scripts para personalizar sua VN.

Mudando a imagem do menu:
1) Coloque a imagem na pasta do jogo.

2) Vá até o Launcher e abra o arquivo Options.rpy do seu jogo.


3)Aperte CTRL + F e procure por mm_root
4)Substitua o #dcebff pelo nome da imagem, junto com o formato dela.
5) Salve e pronto!

Caixa própria e cor para o nome dos personagens:
1) Use o comando:
define X = Character('XXXX', color="#c8ffc8", show_two_window=True)

2) Substitua X pelo nome curto, XXXX pelo nome do personagem e #c8ffc8 pela cor que deseja(cores). Salve!

Exemplo:
 

Personalizar Diálogos:
1)Negrito: Use o código {b} Texto {/b}

2)Itálico: Use o código {i} Texto {/i}
3)Links: Use o código {a=LINK} TEXTO {/a} OBS: Não esqueça do http://
3.5)Links: Use o código {a=LABEL} TEXTO {/a} = Assim que clicar no texto, será direcionado à label, e caso use o comando return, voltará para antes dela.

4)Cores: Use o código {color=#NúmeroDaCor} Texto {/color}

5)Cps: Define o número de Caracteres Por Segundo. Use o código {cps=VELOCIDADE} Texto {/cps}


6)Font: Primeiro coloque o arquivo da font na pasta do jogo. Use o comando {font=NOME.ttf} Texto {/font}


7)Tamanho: Use o código {size=TAMANHO} Texto {/size}


8)Sublinhado: Use o código {u} Texto {/u}

9)Rápido: O texto anterior ao código é carregado instantaneamente . Use o código {fast}  


10)”No-Wait”: Assim que o diálogo chega ao código, ele pula pro próximo, sem esperar o jogador clicar. Use: {cw}

11)Pause: Pausa o diálogo até o jogador clicar ou o tempo definido acabar, e então pula para a próxima linha. Use o código: {p} ou {p=SEGUNDOS}
12)Wait: Pausa o diálogo até o jogador clicar ou o tempo definido acabar, e então continua na mesma linha. Use o código: {w} ou {w=SEGUNDOS}

Mudar Velocidade do Texto:
1) Vá até o Launcher e abra o arquivo Options.rpy do seu jogo.
2)Procure por config.default_text_cps

3)Substitua o 0 pelo número que quiser. Recomendo 20~35. Salve!
 
4) Vá até seu Launcher, selecione o seu projeto e clique em Delete Persistent
E Pronto!


Mudar Resolução do Seu Jogo:
1) Vá até o Launcher, entre no Options.rpy do seu projeto.
2) Procure por "config.screen_width" e "config.screen_height"
3) Vão estar em 800x600 por padrão. Edite e salve.

Mudar fonte do jogo:
1) Pegue o arquivo da sua fonte e coloque na pasta game.
2) Vá até o Launcher, entre no Options.rpy do seu projeto.
3) Procure por "style.default.font."
4) Apague o "#" e um espaço vazio que tiver antes.
5) Edite o "DejaVuSans.ttf" e salve.

Se quiser mudar o tamanho, também é ai:
    # style.default.size = 22
apague e ficará:
    style.default.size = 22

Edite e pronto.

Códigos Úteis:
return = termina o jogo e volta para o menu principal.

# = Qualquer coisa que escrever na linha depois disso, não afetará nada no jogo. Usado geralmente em marcações e lembretes.

scene black = Deixa tela preta. (Pode ser usado com transições)
show text = Mostra um texto no centro da tela. (Pode ser usado com transições)
hide text = Esconde  o texto.(Pode ser usado com transições)
$ renpy.pause = Pausa o jogo até o jogador clicar.
$ renpy.pause(SEGUNDOS) = Pausa o jogo por X segundos e continua.



centered = Exibe um diálogo no centro da tela, parecido com o show text.(Pode ser usado com transições)



21 comentários:

  1. Bom dia...
    O meu código de mudar a cor dos nomes do meus personagens não estar funcionando!! código a seguir:

    define Yusuke = Character('Yusuke', color="#00ff00")
    define Makoto = Character('Makoto', color="#ff0000")
    define Seiji = Character('Seij', color="#ffff00")

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    1. Eu testei aqui esse seu código e funcionou.
      Tem que colocar no começo, antes de label start.

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  2. Oi poderia me dizer quais os códigos das outras cores? (:

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    1. http://html-color-codes.info/
      Esse site tem cores personalizadas, com o HTML respectivo. :)

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  3. Oi! Muito obrigada pelo tutorial, na verdade, por todos os tutoriais!
    Estão me ajudando muiiito! :3 <3

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  4. O que significa o XXXX do começo lá da postagem sobre os nomes

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    1. 2) Substitua X pelo nome curto, XXXX pelo nome do personagem e #c8ffc8 pela cor que deseja(cores). Salve!

      Ou seja, XXXX é como vai aparecer o nome do personagem na tela do jogo.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Oi! Eu queria saber pro que não tá funcionando os códigos show text, scene black,$ renpy.pause e hide text. Já tentei de tudo mas não está adiantando.

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  6. O app atualizou... como trocamos a imagem do menu agora???

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  7. Oi! Eu quero saber... Assim, como colocamos a opção do jogador escolher seu nome?

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    1. http://renpybrasil.forumeiro.com/t69-nome-e-sexo-personalizados-do-jogador-avancado

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    2. E outra coisa... O app atualizou, não consigo mais mudar as cores no nome do personagem, e nem mudar a imagem do menu, pq não acho o mm_root como faço?

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    3. encontrei na aba GUI
      define gui.main_menu_background = "xxxxx.png"

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  8. como modifico o menu de respostas? pq tipo, fica no meio da tela.

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  9. Oi! Quando tento colocar a imagem do menu dá esse erro:
    I'm sorry, but an uncaught exception occurred.

    While loading <'Image' 'jogomenu.png'>:
    IOError: Couldn't find file 'jogomenu.png'.
    O que eu posso fazer?

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    1. O jogo não está encontrando a imagem. Verifique se escreveu o nome certo, e se ela está na pasta game.

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  10. Olá, Eu queria saber com urgência qual é o código para chacoalhar a tela!

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  11. Olá, não encontrei o código mm_root para alterar a imagem do menu. Tem outra alternativa

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