Personalização

Colocarei aqui diversos scripts para personalizar sua VN.

Mudando a imagem do menu:
1) Coloque a imagem na pasta do jogo.

2) Vá até o Launcher e abra o arquivo Options.rpy do seu jogo.


3)Aperte CTRL + F e procure por mm_root
4)Substitua o #dcebff pelo nome da imagem, junto com o formato dela.
5) Salve e pronto!

Caixa própria e cor para o nome dos personagens:
1) Use o comando:
define X = Character('XXXX', color="#c8ffc8", show_two_window=True)

2) Substitua X pelo nome curto, XXXX pelo nome do personagem e #c8ffc8 pela cor que deseja(cores). Salve!

Exemplo:
 

Personalizar Diálogos:
1)Negrito: Use o código {b} Texto {/b}

2)Itálico: Use o código {i} Texto {/i}
3)Links: Use o código {a=LINK} TEXTO {/a} OBS: Não esqueça do http://
3.5)Links: Use o código {a=LABEL} TEXTO {/a} = Assim que clicar no texto, será direcionado à label, e caso use o comando return, voltará para antes dela.

4)Cores: Use o código {color=#NúmeroDaCor} Texto {/color}

5)Cps: Define o número de Caracteres Por Segundo. Use o código {cps=VELOCIDADE} Texto {/cps}


6)Font: Primeiro coloque o arquivo da font na pasta do jogo. Use o comando {font=NOME.ttf} Texto {/font}


7)Tamanho: Use o código {size=TAMANHO} Texto {/size}


8)Sublinhado: Use o código {u} Texto {/u}

9)Rápido: O texto anterior ao código é carregado instantaneamente . Use o código {fast}  


10)”No-Wait”: Assim que o diálogo chega ao código, ele pula pro próximo, sem esperar o jogador clicar. Use: {cw}

11)Pause: Pausa o diálogo até o jogador clicar ou o tempo definido acabar, e então pula para a próxima linha. Use o código: {p} ou {p=SEGUNDOS}
12)Wait: Pausa o diálogo até o jogador clicar ou o tempo definido acabar, e então continua na mesma linha. Use o código: {w} ou {w=SEGUNDOS}

Mudar Velocidade do Texto:
1) Vá até o Launcher e abra o arquivo Options.rpy do seu jogo.
2)Procure por config.default_text_cps

3)Substitua o 0 pelo número que quiser. Recomendo 20~35. Salve!
 
4) Vá até seu Launcher, selecione o seu projeto e clique em Delete Persistent
E Pronto!


Mudar Resolução do Seu Jogo:
1) Vá até o Launcher, entre no Options.rpy do seu projeto.
2) Procure por "config.screen_width" e "config.screen_height"
3) Vão estar em 800x600 por padrão. Edite e salve.

Mudar fonte do jogo:
1) Pegue o arquivo da sua fonte e coloque na pasta game.
2) Vá até o Launcher, entre no Options.rpy do seu projeto.
3) Procure por "style.default.font."
4) Apague o "#" e um espaço vazio que tiver antes.
5) Edite o "DejaVuSans.ttf" e salve.

Se quiser mudar o tamanho, também é ai:
    # style.default.size = 22
apague e ficará:
    style.default.size = 22

Edite e pronto.

Códigos Úteis:
return = termina o jogo e volta para o menu principal.

# = Qualquer coisa que escrever na linha depois disso, não afetará nada no jogo. Usado geralmente em marcações e lembretes.

scene black = Deixa tela preta. (Pode ser usado com transições)
show text = Mostra um texto no centro da tela. (Pode ser usado com transições)
hide text = Esconde  o texto.(Pode ser usado com transições)
$ renpy.pause = Pausa o jogo até o jogador clicar.
$ renpy.pause(SEGUNDOS) = Pausa o jogo por X segundos e continua.



centered = Exibe um diálogo no centro da tela, parecido com o show text.(Pode ser usado com transições)



Um comentário: