Isso é provavelmente o mais importante em uma visual novel, lembrar as escolhas que os personagens fizeram e dar-lhes "pontos de afeto", dinheiro, entre outros. Mais fácil aprender com a mão na massa, então aqui um passo-a-passo:
1)
menu:
2)
Nada novo até agora, escreva a escolha que quiser, no meu
exemplo: “Comprar um Iphone”.(Não esqueça dos espaços antes, e dos dois pontos
“:” no final. Em seguida dê enter, vão ficar 8 espaços na próxima linha, não
apague-os. Ex:
menu:
"Comprar um Iphone":
3)
Agora é a parte boa, vamos definir uma variável. Calma, é
moleza. Usaremos o comando de definir “$”. Ex:
menu:
"Comprar um Iphone":
$ presente =
Nesse exemplo, coloquei o nome da variável de “presente”, se
eu quiser modifica-la depois, esse nome que vou usar.
4)
Vamos dar um valor para essa variável. Ex:
menu:
"Comprar um Iphone":
$ presente = "iphone"
Pronto, agora se eu escolher a opção “Comprar um Iphone”, a
variável “presente” vai ser definida como “iphone”. Se quiser, pode até
adicionar algumas falas que só vão aparecer se tomar essa escolha(8 espaços antes). Ex:
menu:
"Comprar um Iphone":
$ presente
= "iphone"
me "Vou levar o Iphone!"
Pô, legal, e vou fazer o que com isso? Calma amigo, você acabou de
aprender uma nova habilidade! Agora pode lembrar escolhas que seu personagem realizou!
Como? Vamos continuar a história:
Como podem ver, adicionei mais 2 escolhas, em seguida, vamos
direto pra label
casa, onde eu peço pra minha namorada abrir o presente que eu comprei.
Hora de aprender a lembrar as escolhas. Usaremos o comando “if” que
significa “se” seguido do nome da variável que escolheu. Ex:
label casa:
"Você foi para casa, levando o presente para o aniversário
de sua namorada. Chegando lá, entrega para ela."
me "Abra, Kaoru!"
if presente == "iphone":
namo "Oh! Eu estava querendo um desses há muito tempo!
Obrigada, amor!"
Agora, temos o “==” quer dizer que se a variável “presente”
for igual a “iphone”, a namorada vai dizer aquela frase(nunca esqueça a
quantidade de espaços antes). Outros exemplos:

Outro exemplo:

A escolha “Vamos jogar tênis!” só irá aparecer se você
comprou uma raquete.
Vamos usar outro tipo agora, com números. Continuando a
historinha, vocês decidem ir pro cinema!

Mesma coisa de antes, menu, escolhas, defina a variável.
Porém, não coloque o número entre aspas.
Continuando:

Complicou agora né?
Que nada.
if
dinheiro >= 20:
Só vai acontecer se a variável “dinheiro” for maior ou igual
à 20. Por isso o “>=”. Se
substituir por “<=” só acontece
se for menor ou igual à 20.
me "Hum...
eu tenho [dinheiro] reais. Aqui está."
[dinheiro] =
vai informar o valor da variável, ou seja, no jogo vai aparecer assim:
Hum... eu tenho 20 reais. Aqui está. – isto é, se você escolheu pegar todo dinheiro da carteira.
$
dinheiro -= 20
Simples, “-=” vai diminuir 20
dos 25 que estão na variável “dinheiro”. Se substituir por “+=” vai ganhar 20.
elif dinheiro >= 10:
Só acontece se a variável “dinheiro”
for maior ou igual à 10, porém, não maior que 20.
else:
Só acontece se nenhuma das outras condições for cumprida. Ou
seja, se “dinheiro” for menor que 10.
Há centenas de maneiras de usar esses comandos, só usar a
imaginação.
Vou deixar aqui o código que usei nesse tutorial, para quem
quiser testar.
[Código]
[Código]
Qualquer dúvida, use os comentários.
ok, mas e se eu quiser usar "Se dinheiro for exatamente 20"? fica if dinheiro == 20? por que eu estou tentando usar e não está funcionando
ResponderExcluirsim.
Excluirveja se está tudo identado bonitinho.
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