Escolhas, Condições e Variáveis

Isso é provavelmente o mais importante em uma visual novel, lembrar as escolhas que os personagens fizeram e dar-lhes "pontos de afeto", dinheiro, entre outros. Mais fácil aprender com a mão na massa, então aqui um passo-a-passo:


1)
Dê as escolhas pro personagem, usando o comando menu , como aprendemos na parte 1. Ex:
menu:

2)
Nada novo até agora, escreva a escolha que quiser, no meu exemplo: “Comprar um Iphone”.(Não esqueça dos espaços antes, e dos dois pontos “:” no final. Em seguida dê enter, vão ficar 8 espaços na próxima linha, não apague-os. Ex:
menu:
    "Comprar um Iphone":
        
3)
Agora é a parte boa, vamos definir uma variável. Calma, é moleza. Usaremos o comando de definir “$”. Ex:
menu:
    "Comprar um Iphone":
        $ presente =

Nesse exemplo, coloquei o nome da variável de “presente”, se eu quiser modifica-la depois, esse nome que vou usar.

4)
Vamos dar um valor para essa variável. Ex:
menu:
    "Comprar um Iphone":
        $ presente = "iphone"

Pronto, agora se eu escolher a opção “Comprar um Iphone”, a variável “presente” vai ser definida como “iphone”. Se quiser, pode até adicionar algumas falas que só vão aparecer se tomar essa escolha(8 espaços antes).  Ex:
menu:
    "Comprar um Iphone":
        $ presente = "iphone"
        me "Vou levar o Iphone!"

 Pô, legal, e vou fazer o que com isso? Calma amigo, você acabou de aprender uma nova habilidade! Agora pode lembrar escolhas que seu personagem realizou! Como? Vamos continuar a história:


Como podem ver, adicionei mais 2 escolhas, em seguida, vamos direto pra label casa, onde eu peço pra minha namorada abrir o presente que eu comprei.

Hora de aprender a lembrar as escolhas. Usaremos o comando “if que significa “se” seguido do nome da variável que escolheu. Ex:
label casa:
    "Você foi para casa, levando o presente para o aniversário de sua namorada. Chegando lá, entrega para ela."
    me "Abra, Kaoru!"
    if presente == "iphone":
        namo "Oh! Eu estava querendo um desses há muito tempo! Obrigada, amor!"

Agora, temos o “==” quer dizer que se a variável “presente” for igual a “iphone”, a namorada vai dizer aquela frase(nunca esqueça a quantidade de espaços antes). Outros exemplos:



Outro exemplo:


A escolha “Vamos jogar tênis!” só irá aparecer se você comprou uma raquete.


Vamos usar outro tipo agora, com números. Continuando a historinha, vocês decidem ir pro cinema!


Mesma coisa de antes, menu, escolhas, defina a variável. Porém, não coloque o número entre aspas.

Continuando:




 Complicou agora né? Que nada.

    if dinheiro >= 20:
Só vai acontecer se a variável “dinheiro” for maior ou igual à 20. Por isso o “>=”. Se substituir por “<=” só acontece se for menor ou igual à 20.

        me "Hum... eu tenho [dinheiro] reais. Aqui está."
[dinheiro] = vai informar o valor da variável, ou seja, no jogo vai aparecer assim:
Hum... eu tenho 20 reais. Aqui está. – isto é, se você escolheu pegar todo dinheiro da carteira.

        $ dinheiro -= 20
Simples, “-=” vai diminuir 20 dos 25 que estão na variável “dinheiro”. Se substituir por “+=” vai ganhar 20.


    elif dinheiro >= 10:
Só acontece se a variável “dinheiro” for maior ou igual à 10, porém, não maior que 20.


    else:
Só acontece se nenhuma das outras condições for cumprida. Ou seja, se “dinheiro” for menor que 10.

Há centenas de maneiras de usar esses comandos, só usar a imaginação.
Vou deixar aqui o código que usei nesse tutorial, para quem quiser testar.
[Código]


Qualquer dúvida, use os comentários.

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