Criando uma Visual Novel: Básico.

Vamos aprender como criar uma VN com o básico: Background(Imagem de Fundo), música, personagem e falas.



Abra o Ren'Py, clique em "+ Create New Project"; Em seguida, coloque o nome do projeto e aperte Enter; Escolha "English" e clique em Continue; Irá abrir um painel pra você escolher como você deseja a interface da sua VN; Ao se decidir, clique novamente em Continue.


Clique no nome do seu projeto, em seguida em "Script.rpy" na aba "Edit File". Irá abrir isso:



Apague tudo.

A primeira coisa que você irá fazer, é definir os personagens usando o comando:
define e = Character('NOME DO PERSONAGEM')
define b = Character('NOME DO PERSONAGEM')

No lugar do "e" e "b" você irá colocar o termo que irá se referir aos personagens APENAS no editor de texto, no jogo, irá aparecer o que você colocou em "NOME DO PERSONAGEM" . Exemplo:

e "Sempre quis ir viajar."
b "Eu também."

Definidos os personagens, está na hora dos backgrounds. Primeiramente, coloque todas as imagens na pasta game do seu projeto. Para achá-la, vá no Launcher do Ren'Py, escolha seu projeto e clique em "game" na aba "Open Directory". Após colocar todas as imagens lá, você usará o comando:

image x = "Nome da imagem.jpg"
image h = "Nome da imagem.jpg"

No lugar do "x" e "h" você irá colocar o termo que irá se referir ao background aqui nos scripts.
E em "Nome da imagem.jpg" o nome da imagem que colocou na pasta game.
obs: Os backgrounds devem ter 800x600 e prefira os formatos jpg, png e bmp.

Depois de você definir todos os personagens e backgrounds, está na hora de começar a história com o comando
label start:
Exemplo:

Após escrever label start: dê enter, e agora preste atenção, isso é muito importante: Os espaços que haverão depois que você aperta enter NÃO devem ser apagado. São exatamente quatro espaços.

Agora iremos colocar alguma música. Primeiro, coloque todos os arquivos de música que irá usar na pasta game, junto com os backgrounds. Então use o comando:
    play music "NOME DA MÚSICA.mp3"
Exemplo:






Feito isso, a música irá tocar exatamente no momento que o jogo começar.(caso queira que ela comece a tocar mais suavemente, use play music "rock.mp3" fadein(3) ou qualquer outro número(segundos))

Precisamos pôr o background agora. Dê os quatro espaços e então escreva scene dê um espaço e coloque qual background você quer que apareça usando o termo que escolheu lá em cima.
Exemplo:













Vamos pôr as falas dos personagens agora. É muito simples:
Dê os quatro espaços, então coloque qual personagem irá falar, usando o termo que você escolheu lá em cima. Em seguida, dê um espaço e coloque entre parênteses a fala do personagem.
Exemplo:



Se quiser trocar de background, apenas use o comando scene de novo.

Exemplo:



 Caso queira usar um efeito sonoro, e não uma música, use o comando play sound "nome do arquivo.mp3"

Parar música:
    stop music
ou
    stop music fadeout(SEGUNDOS)
Após deixar tudo do seu jeito, vá na aba File lá em cima, e então clique em Save.
Ou apenas clique aqui:


Agora você pode testar seu jogo, clicando em Launch Project no Launcher do Ren'Py

O último comando que eu usei ali "scene y with dissolve" esse "with dissolve" é uma transição, para deixar a troca de cenários menos direta. Pode usar "fade" no lugar de "dissolve" também. Logo farei uma lista com todas as transições e também como inserir as imagens dos personagens.



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Um comentário:

  1. No meu não está funcionando, fica falando que algo está errado no script...

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