O que é Ren'Py?

Resumindo, Ren'Py é um engine para a criação de Visual Novels baseado em Python. Ele permite que você use imagens, músicas e palavras para contar sua história. Contando com um dos melhores e mais personalizáveis sistemas de criação existentes, ele é a ferramenta perfeita para dar asas à sua imaginação.















Tela inicial:
  • Projects: Aqui se encontra os projetos existentes. Para criar um novo, clique em "Create New Project".
  • Launch Project - Executar o projeto (jogar)
  • Edit File- Aqui se encontra os arquivos da sua VN: Script.rpy, Options.rpy e Screens.rpy. Clicando em qualquer um deles, uma interface de edição de texto irá se abrir.
  • Open Directory - Contém as pastas do seu jogo. Em "game" é onde você colocará todas as imagens e sons.
  • Check Script (Lint) - Checar o código-fonte do jogo em busca de erros, validar.
  • Change Theme - Altera a interface da Visual Novel.
  • Delete Persistent - Tarefa de manutenção - remoção de arquivos persistentes do projeto.
  • Build Distributions - Cria um arquivo compactado com tudo o que se encontra dentro da pasta de projeto.
    • Preferences - Abre a tela de opções do Ren'Py, aqui você pode mudar o idioma, a pasta onde se encontra o projeto e o mais importante, decidir o editor de textos.

  Clique em "None" na aba Text Editor.

Em seguida, escolha uma das opções, Editra ou JEdit.

Espere o download, e então seu editor  estará pronto para ser usado.





  • Downloads:
  • Ren'Py: 

    Editra(Caso não consiga baixar pelo Launcher):


    Extrair na pasta do Ren'Py

26 comentários:

  1. Poderiam me ajudar?
    Eu baixei, fiz o que pediu mas só abre sempre que clico no script.rpy ou nos outros uma caixa de mensagem falando que não há arquivo algum. O editra só abre se clico nele, é assim mesmo?
    Me ajude, por favor ;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocou o editra na pasta do renpy?

      Excluir
    2. Eu já consegui. Desculpe incomodar kkk

      Excluir
    3. como você conseguiu ajeitar esse problema?

      Excluir
    4. pra vocês que tão baixando, e quando vão extrair fala que não tem arquivo, desative o anti viro e baixe de novo, geralmente o anti viro detecta que e viros e excluir os arquivo

      Excluir
  2. olá vocês ensinam muito bem, estão de parabens !

    ResponderExcluir
  3. Eu não consigo executar meu ren'py, só aparece pra dar extract, só isso, ai eu dou extract e depois q eu clico de novo, fala pra dar exttract novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure uma pasta com o nome renpy no lugar que vc extraiu

      Excluir
  4. Eu não consigo testar o jogo só fica aparecendo um monte de códigos mas nada do que eu fiz, me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter feito algo errado quando estava escrevendo sua história

      Excluir
    2. O meu também fica assim, na parte de editar né?

      Excluir
    3. Eu nem cheguei a editar nada, eles simplesmente apareceram quando eu tentei editar pela primeira vez

      Excluir
  5. Não consigo diz que dá erro e que alguns arquivos foram danificados o que eu faço? Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aparece a mesma coisa aqui :( Você já conseguiu arrumar o problema?

      Excluir
    2. Baixe de novo, o arquivo deve estar corrompido.

      Excluir
  6. Olá, eu atualizei o progama e aquela parte do lado do ''Edit file'' não aparece mais pra mim. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  7. Fiz o download mas nao consigo abrir ele �� me ajude por favor bjs

    ResponderExcluir
  8. eu baixei ele tudo certo mas gando eu fui extrair deu que nao podia extrair na pagina que eu coloquei eu tentei em todas mas nenhuma foi deu que n podia ! PORQUEEEEEEEEEE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desativa o antivirus e instala de novo, foi assim que resolvi.

      Excluir
  9. Olá. Estou com um problema que está me deixando louco. estou tentando instalar o Android SDK, mas depois de instalar a mensagem "RAPT has been installed, but you'll need to install the Android SDK before you can build Android packages." continua. já procurei em tudo que é lugar e não achei nada. Se puderem ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Podem me ajudar em algo?Eu baixei, fiz tudo diritinho até a parte de escolher os editores, ok escolhi e voltou para o menu, mas quando fui clicar no scripit.rpy apereceu umas mensagens em uma caixa de texto cinza com a seguintes opçoes na parte de baixo da caixa. "ignore" "reload" "open traceback" "quit", todas as outras opções funcionam, menos a que eu quero, "open traceback" eu posso clicar em enter, clicar com mouse, mas ela simplesmente não entra. Baixar de novo o programa iria resolver?O que eu posso fazer para que conssiga acessar e editar a VN ?Nunca editei nada no programa, estava seguindo os passos por um vídeo de como baixar, e apenas cliquei no mesmo editor que estavano video para que eu não me arrependa de talvez ter ecolhido um ruim ou que não meadapitasse. O que eu faço?!;---;

    ResponderExcluir
  11. Estava procurando por um bom como esse e gratuito! (pelas indicações de outros sites + comentários rs)
    Vi que também tem um tutorial muito bacana, gostei :3
    Espero conseguir fazer bastante coisa nele com meu projeto e caminhos rsr

    vlw o/

    ResponderExcluir