Imagemaps - Botões in-game

Bem, se você quer que seu personagem clique em certos lugares da imagem para "andar" ou até "procurar", está no lugar certo.
Primeiro, se ainda não leu, leia a primeira parte de Imagemaps
Agora, crie os botões de Ground e Hover que desejar, aqui como ficaram os meus:

Ground:


















Hover: 















Depois de colocar as imagens na pasta do seu jogo, vá no começo do seu Script.rpy e cole o seguinte código:
screen NOME:
    imagemap:
        ground "IMAGEM"
        hover "IMAGEM"

        hotspot (#, #, #, #) action Return("LUGAR")
        hotspot (#, #, #, #) action Return("LUGAR2")
        hotspot (#, #, #, #) action Return("LUGAR3")

Substitua o que estiver em vermelho. Se tiver lido a primeira parte, já vai saber como pegar as coordenadas. Se quiser, pode selecionar não só o botão, mas toda a área, então ela se tornará 'clicável'. Depois de terminado, salve.
Agora, para usar no jogo, faça o seguinte: Quando quiser que essa tela apareça, use o código:

    call screen NOME
    if _return == "LUGAR":
        "Fui para a loja!"
        jump loja
    elif _return == "LUGAR2":
        "Fui para as escadas!"
        jump escadas
    elif _return == "LUGAR3":
        "Vou embora!"
        jump irembora

label loja:
    "ola"
label irembora:
    "ola"
label escadas:
    "ola"

Agora, pode colocar quantas opções desejar, nem precisa colocar "botões" na imagem, se não quiser.

15 comentários:

  1. Tem como adicionar uma espécie de pontos de movimento, tipo para se movimentar tem que ter pontos de movimento. Continua a fazer os teus tutoriais. Como faço para o jogo ser para celular.
    Se sabes programar em flash podias fazer um tutorial de como criar uma vn no flash.

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    1. Depende do que e como você quer mover. É possível fazer o jogo funcionar no android, tem um botão no launcher com essa função. Agora flash, infelizmente não posso ajudar, meu conhecimento se restringe ao python.

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  2. Obrigado pelos ótimos tutoriais! Você explica muito bem ^u^

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  3. E se eu quiser que o personagem só se mova se tiver meio que "pontos de ação"?Tem como? E como faço isso?

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    1. E tem como os personagens terem afinidades diferentes dependendo das respostas tipo no Amor doce?

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  4. Oi, é que sempre que eu tento acessar o jogo aperece que o código "if _return =="Sala" está errado ou algo assim

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    1. Coloque suas dúvidas no fórum, não ando mais entrando aqui. Obrigado.

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  5. Simples, direto e muito bem explicado.
    Quebrava a cabeça tentando entender o tutorial no site oficial.
    Obrigado

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  6. Amigo, eu não consigo compreender a diferença entre SCREEN e BG.
    As cenas/label que inicio com Screen eu não consigo por narração, fala ou personagem aparecendo por cima, e eu gostaria de fazer assim pois meu projeto se assemelha mais a um adventure do que a uma visual novel clássica.
    Obrigado pelos tutoriais e por manter esse site incrível.

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    1. Screen é uma função para ser chamada após a narração, pois ela é semelhante às escolhas do personagem. BG é simplesmente a imagem de fundo, que geralmente não possui os botões.

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  7. Não consegui achar as coordenadas, mesmo lendo a primeira parte, simplesmente não aparece nada. O que devo fazer?

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  8. O que tem que colocar em call screen e screen?

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