Customizando a Caixa de Diálogo

Essa é muito simples, você tem duas opções, usar um 'frame' que se ajusta automaticamente. ou uma caixa única personalizada.

Para usar uma caixa de frame, como essa:












Abra o seu options.rpy e procure por style.window.background

















Retire os # e deixe parecido com o código acima. dialoguebox.png é o nome do frame que você irá usar, substitua caso esteja com outro nome.

    style.window.left_padding = 20
    style.window.right_padding = 6
    style.window.top_padding = 20
    style.window.bottom_padding = 6

Se substituir para algo assim, as margens vão se ajeitar.
Lembrando, também é possível usar uma caixa própria para o nome com o frame, só usar o código no nome do personagem (Ver aqui)

    style.default.color = "#000000" = Mudar a cor do texto
    style.default.drop_shadow = [(1, 1)] = Adicionar uma sombra de um pixel pra baixo e direita.

Resultado:






Para uma caixa única, copie o código abaixo e cole no começo do seu Script.rpy

init python:
    style.say_who_window.background = ("IMAGEM1")
    style.say_who_window.left_padding = 20
    style.say_who_window.top_padding = 10
    style.say_who_window.bottom_padding = 0
    style.say_who_window.xpos = 20 #Posição da Caixa
    style.say_who_window.ypos = 20 #Posição da Caixa

    style.window.background = "IMAGEM2"
    style.window.left_padding = 32
    style.window.right_padding = 45
    style.window.top_padding = 20

A parte em roxo, é onde vai colocar a imagem da caixa para o nome do personagem, CASO TENHA USADO O CÓDIGO PARA TER UMA CAIXA SÓ PARA O NOME.
ex:





Em laranja, é a imagem da caixa de diálogos.
ex:





A parte em azul, é para você ajeitar as margens da caixa do personagem, caso ela fique muito pra direita, pra cima e etc. Vá ajeitando até ficar do seu agrado.

A vermelha, é a caixa de diálogos em si, ajeite as margens caso necessário.


Resultado:








Para deixar a caixa de nome por cima da de texto, use esse código:
    style.say_two_window_vbox.order_reverse=True

15 comentários:

  1. Olá!! Eu gosto muito do seu blog e gostaria de fazer uma pergunta, tem como fazer o jogo com atualizações, onde o jogador atualiza o game mas sem perder o progresso?
    Fico grata se responder!!

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    1. Acredito que seja só você modificar o que queira, depois criar o jogo, pegar os arquivos modificados(script, options, screen, imagens, sons e etc) e pedir para os jogadores substituirem pelos mesmos da pasta antiga.

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    2. Qualquer coisa só perguntar. ;)

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  2. O nome do meu personagem fica muito pra baixo, o que deixa estranho. Tem como levantar mais?

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    1. Está usando o com box separado para o nome ou o único? Ajeite o top padding

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. Eu usei o único, mas só fica nos primeiros diálogos. Dps que eu coloco o $renpy.pause(0,5) fica como único. Dá pra arrumar?

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  3. Como eu faço para colocar o personagem do lado da caixa de diálogo?

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    1. Fiz um tutorial aqui mostando como consegui fazer
      http://cantinhokawaiidaisa.blogspot.com.br/2017/06/renpy-tutorial.html

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  4. Gostaria de saber se é possível deixar o nome do personagem a escolha do jogador ? como nos jogos de RPG q vc escolhe o nome do personagem principal.

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  5. Olá por favor me responda então.... eu queria saber como que adiciona uma galeria no jogo (ren'py) e como faz para aparecer as imagens depois.

    Desculpe está te ocupando

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